Texturas no 3D Game Studio

 As texturas são organizadas em bibliotecas, chamadas de WADS, que podem ser manipuladas através do comando Textures | Wad Manager. Para se criar uma nova biblioteca, usa-se o comando Add Wad. A biblioteca construída não possuirá nenhuma textura associada, enquanto o usuário não as inserir. Para inserir texturas deve-se clicar com o botão direito sobre o espaço correspondente à biblioteca, na área de projeto e escolher o comando Add Texture. Pode-se também criar uma biblioteca que contenha todas as imagens que estão presentes no projeto corrente. Para tanto deve-se escolher o comando Build Wad no Wad Manager. Para carregar uma biblioteca de texturas para dentro de um determinado projeto se deve usar o comando Add Wad estando dentro do Wad Manager. Ao realizar isto aparecerá a lista de todas as texturas existentes nesta biblioteca no campo Textures, da área de projetos.

Pode-se criar uma lista com as texturas mais usadas num projeto, sendo que estas texturas podem ou não estar em WADs diferentes. Para isto deve-se usar o comando Textures | Texture Bookmarks.

Para associar uma textura a um determinado objeto, basta selecionar o objeto e em seguida dar um double click sobre a textura desejada, na área de projeto. Ao realizar isto, todos os polígonos do objeto receberão esta textura. A textura pode ser manipulada através do painel de propriedades do objeto em questão (Figura 64), tendo em conta que o controle será individual para cada polígono que compõe o objeto. Para escolher o polígono deve-se clicar sobre as setas que estão no canto superior direito da janela. O polígono selecionado irá aparecer em amarelo.


Uma das opções do painel de propriedades se refere justamente à forma como a textura está aplicada. (opção surface). O parâmetro Offset permite mover a textura sobre os polígonos, scale permite alterar a escala da textura em relação ao objeto e angle permite girar a textura sobre os polígonos.

Pode-se aplicar uma textura também apenas para um elemento de um grupo ou apenas para uma das paredes de um bloco. Para tanto deve-se selecionar o elemento ou a parede. Isto é feito selecionando-se o grupo ao qual pertence e depois usar o comando Scope Down (botão com um grupo de cubos e uma seta para baixo) que irá descendo aos níveis mais baixos da hierarquia. Para voltar ao objeto original, usa-se o comando Scope Up.  

Caça- Palavras

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