Game Design Document

 Um Game Design Document(GDD) é um documento que descreve todos aspectos de um jogo: 


– Ideia geral; 

– História; 

– Gameplay; 

– Controles; 

– Interfaces; 

– Personagens; 

– Inimigos;

 – Fases... 

É a espinha dorsal de todo e qualquer projeto de um jogo; 

Conteúdo de um GDD

Conceito: 

– nome do jogo; 

– estilo de jogo; 

– apresentação resumida do jogo; 

– público alvo; 

– história; 

– principais regras do jogo


Especificações técnicas: 

– hardware; 

– sistema operacional; 

– hardware mínimo; 

– requerimentos de software;


Especificações do jogo: 

– número de fases; 

– níveis de dificuldade; 

– descrição dos tipos ou modos de jogo; 

– sistema de pontuação; 

– sistema de ranking; 

– número de jogadores; 

– recursos de carga e gravação (load e save); 

– sistema de câmera; 

– personagens; 

– itens de jogo; 

– itens de cenário; 


Dispositivos de entrada: 

– suporte para mouse; 

– dispositivos de entrada para os menus 

– dispositivos de entrada para o jogo; 

– definição de teclas e botões; 


Design gráfico e arte: 

– abertura; 

– descrição de layout de menus e telas; 

– descrição de layout do jogo; 

– definição de fases; 

– definição visual do jogo; 


Sonorização: 

– definição das músicas nos menus; 

– definição das músicas nas fases; 

– definição dos efeitos sonoros de menu e outros; 

– definição dos efeitos sonoros de jogo (nas fases); 


Desenvolvimento: 

– tempo de desenvolvimento; 

– alocação de pessoal; 

– cronograma; 

– metas; 

Tópicos de um GDD

Página Inicial: 

– Nome do jogo; 

– Autores; 

História: 

– Descrição da história (começo, meio e fim); 

– Breve descrição do ambiente onde o jogo acontece; 

– Breve descrição dos personagens; 

Tópicos de um GDD

Gameplay: 

– Descrição da mecânica do jogo; 

– Quais são os desafios encontrados pelo jogador e quais os métodos usados para superá-los? 

– Como o jogador avança no jogo e como os desafios ficam mais difíceis? 

– Como o gameplayestá relacionado com a história? O jogador deve resolver quebra-cabeças para avançar na história? Ou deve vencer chefões para progredir? 

– Como funciona o sistema de recompensas? Pontos, dinheiro, experiência, itens colecionáveis, armas, poderes? Quais os benefícios que o jogador tem com cada um desses itens? 

– Qual é a condição de vitória? Salvar o universo? Matar todos os inimigos? Coletar 100 estrelas? Todas as alternativas acima?

– Qual é a condição de derrota? Perder 3 vidas? Ficar sem energia?

Personagens:

– Descrição das características dos personagens principais (nome, idade, tipo...);

– História do passado dos personagens;

– Personalidade dos personagens;

– Habilidades características de cada personagem (poderes especiais, golpes especiais, armas...);– Ilustração visual dos personagens;

– Ações que os personagens pode executar (andar, correr, pular, pulo duplo, escalar, voar, nadar...);

– Metricas de gameplay do personagem principal:

Controles:

– Como o jogador controla o personagem principal?

– Utilize uma imagem de um joystick ou teclado para ilustrar todos os comandos disponíveis:



Câmeras:

– Como é a câmera do jogo? Como o jogador visualiza o jogo?



Universo do Jogo:

– Descrição e ilustração dos cenários do jogo;

– Como as fases do jogo estão conectadas?

– Qual a estrutura do mundo?

– Qual a emoção presente em cada ambiente?

– Que tipo de musica deve ser usada em cada fase?



– Inclua ilustrações de todos os mapas e fases do jogo;



Inimigos:

– Descrição e ilustração dos inimigos que existem no universo do jogo;

– Em qual ambiente/fase cada inimigo vai aparecer?

– Como o jogado supera cada inimigo?

– O que o jogador ganha ao derrotar cada inimigo?

– Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?



– Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?



Interface:

– Design e ilustração do HUD (head-up display):



– Posicionamento dos elementos do HUD


– Design e ilustração das interfaces do jogo: tela inicial, menu de opções, tela de pause, menu de itens, tela de loading, etc...

Cutscenes:

– Descrição dos filmes que serão incluídos no jogo;
– Descrição dos roteiros;
– Qual método será usado para a criação dos filmes?
– Em quais momentos eles serão exibidos?




Cronograma:

– Descrição detalhada do cronograma de desenvolvimento;




Exercício - GDD de Uma Página

Utilizando a história criada anteriormente, defina o esboço do seu GDD preenchendo os itens abaixo:

– Título do Jogo: 
• O titulo deve ser criativo e atrair a atenção do publico; 
– Gênero: 
– Resumo do Jogo: 
• Apresente um breve resumo da história do jogo dando enfoque ao gameplay, regras e objetivos;  

- Principais Características: 
• Descreva os principais atrativos do jogo. Exemplos: 
– Explore mais de 200 fases únicas! 
– Destrua todos os inimigos com um lança chamas mortal! 
– Publico Alvo: 
– Jogos Semelhantes: 




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