Game Design Document
Um Game Design Document(GDD) é um documento que descreve todos aspectos de um jogo:
– Ideia geral;
– História;
– Gameplay;
– Controles;
– Interfaces;
– Personagens;
– Inimigos;
– Fases...
É a espinha dorsal de todo e qualquer projeto de um jogo;
Conteúdo de um GDD
Conceito:
– nome do jogo;
– estilo de jogo;
– apresentação resumida do jogo;
– público alvo;
– história;
– principais regras do jogo
Especificações técnicas:
– hardware;
– sistema operacional;
– hardware mínimo;
– requerimentos de software;
Especificações do jogo:
– número de fases;
– níveis de dificuldade;
– descrição dos tipos ou modos de jogo;
– sistema de pontuação;
– sistema de ranking;
– número de jogadores;
– recursos de carga e gravação (load e save);
– sistema de câmera;
– personagens;
– itens de jogo;
– itens de cenário;
Dispositivos de entrada:
– suporte para mouse;
– dispositivos de entrada para os menus
– dispositivos de entrada para o jogo;
– definição de teclas e botões;
Design gráfico e arte:
– abertura;
– descrição de layout de menus e telas;
– descrição de layout do jogo;
– definição de fases;
– definição visual do jogo;
Sonorização:
– definição das músicas nos menus;
– definição das músicas nas fases;
– definição dos efeitos sonoros de menu e outros;
– definição dos efeitos sonoros de jogo (nas fases);
Desenvolvimento:
– tempo de desenvolvimento;
– alocação de pessoal;
– cronograma;
– metas;
Tópicos de um GDD
Página Inicial:
– Nome do jogo;
– Autores;
História:
– Descrição da história (começo, meio e fim);
– Breve descrição do ambiente onde o jogo acontece;
– Breve descrição dos personagens;
Tópicos de um GDD
Gameplay:
– Descrição da mecânica do jogo;
– Quais são os desafios encontrados pelo jogador e quais os métodos usados para superá-los?
– Como o jogador avança no jogo e como os desafios ficam mais difíceis?
– Como o gameplayestá relacionado com a história? O jogador deve resolver quebra-cabeças para avançar na história? Ou deve vencer chefões para progredir?
– Como funciona o sistema de recompensas? Pontos, dinheiro, experiência, itens colecionáveis, armas, poderes? Quais os benefícios que o jogador tem com cada um desses itens?
– Qual é a condição de vitória? Salvar o universo? Matar todos os inimigos? Coletar 100 estrelas? Todas as alternativas acima?
– Qual é a condição de derrota? Perder 3 vidas? Ficar sem energia?
Personagens:
– Descrição das características dos personagens principais (nome, idade, tipo...);
– História do passado dos personagens;
– Personalidade dos personagens;
– Habilidades características de cada personagem (poderes especiais, golpes especiais, armas...);– Ilustração visual dos personagens;
– Ações que os personagens pode executar (andar, correr, pular, pulo duplo, escalar, voar, nadar...);
– Metricas de gameplay do personagem principal:
Controles:
– Como o jogador controla o personagem principal?
– Utilize uma imagem de um joystick ou teclado para ilustrar todos os comandos disponíveis:
Câmeras:
– Como é a câmera do jogo? Como o jogador visualiza o jogo?
Universo do Jogo:
– Descrição e ilustração dos cenários do jogo;
– Como as fases do jogo estão conectadas?
– Qual a estrutura do mundo?
– Qual a emoção presente em cada ambiente?
– Que tipo de musica deve ser usada em cada fase?
– Inclua ilustrações de todos os mapas e fases do jogo;
Inimigos:
– Descrição e ilustração dos inimigos que existem no universo do jogo;
– Em qual ambiente/fase cada inimigo vai aparecer?
– Como o jogado supera cada inimigo?
– O que o jogador ganha ao derrotar cada inimigo?
– Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?
– Qual o comportamento e habilidades de cada inimigo?
Interface:
– Design e ilustração do HUD (head-up display):
• O titulo deve ser criativo e atrair a atenção do publico;
• Apresente um breve resumo da história do jogo dando enfoque ao gameplay, regras e objetivos;
• Descreva os principais atrativos do jogo. Exemplos:
– Explore mais de 200 fases únicas!
– Destrua todos os inimigos com um lança chamas mortal!
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