Uso de Modelos 3D

Se no desenvolvimento de jogos 2D temos os sprites, que demonstram quadro a quadro personagens e elementos em movimento, no desenvolvimento de jogos 3D utilizamos outro termo para a definição dos elementos que irão compor o jogo: são chamados de Modelos 3D. Os modelos podem ser criados utilizando um software de edição 3D ou utilizado um pacote com modelos 3D prontos. A Figura 8 ilustra um pacote de modelos 3D.

Na literatura, é comum acharmos o termo de modelagem para abordar os modelos 3D. A modelagem, segundo Jasmin (2018, p. 17):

(...) é o processo de criação dos modelos tridimensionais que irão compor as cenas da animação. Modelagem de objetos orgânicos, como animais pessoas e plantas é muito mais complexa do que objetos formados de cubos esferas e outras formas geométricas básicas.

Para se modelar os elementos 3D em um software de edição, inicia-se com a construção de uma malha, onde serão organizados os materiais, texturas e por último os elementos de iluminação. A modelagem 3D é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de jogos, uma vez que é a responsável por todo o universo (cenários, personagens, objetos, efeitos) que serão apresentados no jogo (MARQUES, 2015).

Nota: Ao se desenvolver um jogo, você pode escolher utilizar um banco de assets (recursos ou elementos que compõem um jogo) para selecionar os modelos 3D dos elementos que irão compor seu jogo, porém, em projetos maiores, é recomendável que seja desenvolvido seus próprios modelos 3D. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Game Design Document