Modos de Manipulação no 3D Game Studio
Apenas um modo de manipulação pode estar acionado de cada vez. Estes modos podem ser:
- Selecionar (botão com um dedo): permitirá selecionar um determinado objeto ou grupo. Para selecionar basta clicar sobre o objeto ou traçar um retângulo com o mouse, fazendo com que todos os objetos que estejam dentro sejam selecionados. Um objeto selecionado aparecerá em vermelho, enquanto os não selecionados aparecem em branco.
- Mover (botão com uma flecha sobre um cubo): Permitirá mover um determinado objeto ou grupo livremente.;
- Rotacionar (botão com um arco sobre um cubo): Permitirá rotacionar um determinado objeto sobre o eixo perpendicular a vista em que se realiza a operação;
- Escalar (botão com setas em cruz sobre um cubo): Irá alterar a escala de um objeto. Ao mover o mouse horizontalmente a escala será feita na direção horizontal da vista e ao mover verticalmente a escala será feita na direção vertical. Para que a escala seja igual nas duas direções, basta mover o mouse apertando a tecla ctrl.
As transformações podem ser feitas com maior ou menor precisão através do snap. O snap consiste em realizar incrementos pré-estabelecidos nas transformações. O valor do Snap é estipulado no pequeno slider que se encontra na área de botões do Tool bar. Caso o valor seja correspondente a 1 as transformações serão contínuas.
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