Level Editor

O Level Editor é o principal módulo do 3D Game Studio. É nele que serão inseridos os elementos estáticos, os dinâmicos, terrenos, luzes, sprites, câmeras. Também é nele que se fará a associação de programas feitos em WDL com os modelos 3D. Além de tudo isto, é neste módulo que será gerada a BSP, os light maps, PVS e demais componentes que permitirão que o jogo seja executado.

Na Figura 63 pode-se ver que a tela do Level Editor está dividida em 3 partes:

1 – Área de trabalho: Esta região permite ver a geometria da cena. Estas visões podem ser ortogonais (sem deformação perspectiva) ou perspectivas, dadas pela visão de camera. Normalmente se operará com a visão ortogonal de topo, lado e frente e com a visão perspectiva da camera 3D. Para inserir uma nova vista, basta clicar no menu view|Add View. Para a visão de camera pode-se optar pelo modo de visualização: View | Wire Frame permite ver a modelagem em formato de arestas e vértices, View | Solid permite ver a modelagem com os polígonos preenchidos e View | Textured permite ver a modelagem com as texturas aplicadas. Normalmente este último modo é o mais conveniente de se usar, pois permitirá que se tenha uma idéia mais próxima do resultado final. Com o botão da direita do mouse pode realizar-se a operação de PAN, que consiste em mover a área que se esta mostrando na região. A operação de PAN ocorre simultaneamente em todas as vistas ortogonais, mas separadamente na visão de camera. Para se realizar um ZOOM sobre uma região, pode-se usar o Mouse wheel ou clicar no ícone de lupa. Sobre a visão de camera é possível também realizar uma operação de ORBIT, que consiste em girar a camera ao redor de seu alvo. Isto pode ser feito através do ícone de um olho verde com uma flecha em formato de arco.

2 – Área de Projeto: Nesta seção manipula-se os diversos recursos que se encontram presentes no cenário. Object refere-se a todos os objetos presentes no cenário, Views relaciona todas as vistas armazenadas (isto é feito clicando-se na pasta com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Add View Settings, que gravará as configurações das vistas num item mostrado dentro desta pasta), Texture indica todas as bibliotecas de texturas disponíveis, bem como as imagens de cada biblioteca e Resources indica todos os elementos que estão sendo usados, tais como sons, scripts, mapas, etc, Ao dar um double-click sobre um dos recursos, será aberto o arquivo pelo programa “lincado” ao seu tipo.

3 – Menu e Toolbar: Nesta área se encotram as funcionalidades e comandos do Level Editor.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

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