Introdução ao 3D Game Studio

 O 3D Game Studio (Figura 62) [3DG 05] é um engine de alto nível de abstração, isto é, possibilita que o desenvolvimento de um game seja realizado sem a necessidade de grandes conhecimentos de programação ou conhecimento de algoritmos específicos. Por um lado a produção se torna simples e rápida, mas por outro lado as possibilidades são limitadas e as interfaces gráficas dos jogos terão ligeira semelhança entre si. O custo do engine, a versão extra, é U$89,00, mas permite produzir jogos sem nenhum marca d ´água, entretanto não oferece suporte aos jogos multiplayers, simulação física e shaders, por exemplo. A versão profissional custa U$899,00, mas sem nenhuma restrição. Executável somente na plataforma Microsoft Windows. Uma característica bastante importante do engine é o fato de ser extensível usando uma DLL (Dynamic Link Library).


O engine é composto basicamente por 2 módulos:

– Model Editor: responsável sobretudo pela criação e animação de modelos dinâmicos e de terrenos;

– Level Editor: para elaborar uma fase por completo.

Para se criar um jogo no 3D Game Studio é necessário, além de conhecer estas duas ferramentas, conhecer também a linguagem script (WDL), que permite criar a lógica do jogo e a IA (Inteligência Artificial) de alguns elementos.

Há diversos tipos de elementos, importantes de serem distinguidos:

– Objetos Estáticos: Corresponderá a toda a geometria que será colocada na BSP e que será pré-processada pelo engine. Estes objetos não poderão ter nenhuma transformação durante o jogo. Consistem em geral das paredes, de objetos decorativos, tais como colunas e vigas, acessórios que não sofrerão alteração. Os objetos pré-fabricados e os blocos são os tipos de elementos estáticos mais comuns. Quanto mais objetos puderem ser colocados dentro desta categoria, melhor para a performance do jogo; O formato destes objetos é WMP;

– Objetos Dinâmicos: Correspondem a modelos que poderão sofrer alterações durante o jogo, tais como NPCs, o player, armas, power-ups, etc. Estes modelos podem estar animados e podem em geral ser modelados através de ferramentas terceiras, tais como o 3DS MAX, MAYA, TrueSpace, etc. O formato dos objetos dinâmicos é WMB ou MDL. Apenas estes objetos terão a propriedade behavior, que consiste na ação que irá efetuar durante o jogo;

– Terrenos: Apesar de serem estáticos, possuem um tratamento de otimização especial e portanto correspondem a objetos a parte. O formato de um terreno é HMP e apenas pode ser criado no Model Editor;

– Sprites: Os sprites são elementos estáticos, mas constantemente são atualizados para que a sua normal esteja apontando para o player. Os sprites consistem na geometria mais simples de um jogo, uma vez que são apenas um plano com uma textura. Os sprites podem ser do formato PCX, TGA ou BMP.  

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

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