Terrenos em Jogos 3D

Os terrenos também são conhecidos como height maps e consistem em imagens com diversas tonalidades de cinzas. Os pixels escuros corresponderão a áreas baixas do terreno e os claros a partes mais altas. Assim sendo, elaborar um terreno resume-se a criar um mapa de altura adequado para o cenário.

Este mapa de altura pode ser pintado manualmente, usando algum software de edição de imagem. Entretanto, para relevos mais complexos existem inúmeras ferramentas capazes de gerar mapas mais detalhados, bem como editá-los de forma mais intuitiva. Além de gerar os mapas de altura, estes softwares são capazes de gerar suas texturas correspondentes.

Algumas das ferramentas mais utilizadas são o Corel Bryce [DAS 05], VueD’Espirit [EON 05], Terragen [TER 05] e Mojo Word Generator [PAN 05]. Veja Figura 56.



Posteriormente, estes mapas de altura serão projetados sobre malhas regulares de polígonos. Dependendo do engine, isto será feito na ferramenta de modelagem 3D ou no editor específico do engine. Veja Figura 57






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