Modelagem 3D
A equipe de modelagem 3D será responsável por criar os objetos geométricos das fases. A geometria de um jogo pode ser dividida em dois tipos: modelagem estrutural e modelagem de elementos dinâmicos. Esta diferenciação existe pelo fato de que os modelos estruturais, por não sofrerem alteração de posição, sofrerão um préprocessamento, de maneira a otimizar o processo de renderização, como será apresentado na sessão 3. A modelagem estrutural consistirá basicamente na criação do cenário em si, o terreno e alguns outros elementos estáticos.
Para esta etapa os principais softwares utilizados são o Discreet 3DS MAX [DIS 05], MAYA [ALI 05], Avid Softimage [AVI 05] e Ligthwave [NEW 05], pois fornecem recursos avançados tornando-os ótimos para este processo. Tais recursos estão descritos abaixo:
• Ferramentas de modelagem baseadas em polígonos: Toda a modelagem deverá ser feita por polígonos. Assim sendo, é importante que haja uma fácil e intuitiva forma de manipulá-los;
• Ferramentas intuitivas para texturização: Grande parte da riqueza de uma modelagem está na boa aplicação de texturas sobre os modelos. É comum, por exemplo, ter que aplicar um mapeamento de texturas em polígonos individuais;
• Boas ferramentas para otimização de polígonos: É comum durante o processo de modelagem criar objetos com mais polígonos do que se pode suportar no jogo. Assim sendo, é importante que um pacote de modelagem forneça recursos para reduzir o número de polígonos de objetos, minimizando a sua perda de qualidade;
• Boa interface de visualização: Para o artista é importante que a medida que um objeto seja construído, possa acompanhar este processo em tempo real, sabendo a priori como o mesmo será visto no jogo. Veja Figura 52.
Neste processo, uma virtude importante que os artistas devem ter é a de serem capazes de modelar objetos com o menor número de polígonos possível (Figura 53). Otimizando-se a modelagem, será possível que o cenário possa ser mais extenso e que mais objetos possam ser inseridos no mesmo.
Além de tais ferramentas, uma alternativa livre e gratuita é o Blender3D [BLE 05]. Trata-se de um software gráfico completo que oferece funcionalidades de modelagem, animação, renderização, pós-produção e criação 3D. Sua principal desvantagem é sua interface gráfica que não é fácil de ser utilizada, sendo pouco intuitiva (Figura 54). O Blender3D suporta importação e exportação de diferentes formatos incluindo 3DS, Cal3D, MDL, OBJ, VRML, DirectX, entre outros. Através da criação de scripts em Python é possível desenvolver novos plug-ins estendendo as funcionalidade básicas da ferramenta. O script MakeHuman (Figura 55) é um exemplo de plug-in livre desenvolvido para o Blender3D visando a modelagem de personagens humanóides. Inclusive o Blender3D pode ser usado como engine de jogos computadorizados, oferecendo tratamento de colisão, suporte a áudio e a OpenGL, e permite que a lógica do jogo seja programada em Python.




Comentários
Postar um comentário