Etapas do Processo de Elaboração de um Jogo
Como qualquer outro software a produção de um jogo computadorizado, seja esse 2D ou 3D, requer a adoção de um processo de desenvolvimento. No caso das aplicações de entretenimento digital, tais com os jogos, é necessário tratar dos aspectos artísticos neste processo. Simplificadamente o processo de desenvolvimento de um jogo 3D envolve as seguintes etapas [ROL 04]:
1. Confecção do Design Bible;
2. Produção de áudio e imagens 2D;
3. Modelagem 3D;
4. Desenvolvimento dos artefatos computacionais. Basicamente trata-se da escolha ou desenvolvimento do engine;
5. Integração dos aspectos artísticos com os aspectos computacionais.
Nas próximas subseções serão descritos os três primeiros passos no processo de desenvolvimento de um jogo. O passo 4 é descrito nas seções 3,4 e 5.
Design Bible
Assim como não é possível criar um filme sem antes ter um roteiro bem elaborado, também é impossível desenvolver um jogo sem antes ter um documento com todas as suas especificações.
Costuma chamar-se a este documento de Design Bible, que pode ser visto como uma espécie de manual de instruções para os futuros desenvolvedores do jogo [ROL 04]. De fato, tão importante é este documento, que o processo de desenvolvimento não pode começar sem que esse não esteja pronto. O Design Bible deve conter os seguintes elementos descritos abaixo:
Roteiro
Cada vez mais se assemelham a roteiros de filmes. Este é um item fundamental para o processo de criação e será o elemento crucial para convencer os investidores da potencialidade do produto. É nesse item que o jogo deve mostrar seu diferencial em relação aos outros. Chamam-se aos roteiros de jogos de roteiros interativos, pois diferentemente que os roteiros de filmes, devem ter espaço para interferência do usuário no desencadeamento da história. Ao elaborar o roteiro deve-se considerar qual o estilo do jogo que será desenvolvido.
Game Design
Entende-se por game design a conceituação artística do jogo. Hoje em dia, dada a complexidade das histórias e dos cenários elaborados é importante que esta parte do documento seja escrita por um artista. Dentro deste item deverão ser expostos quais as principais características dos cenários, esboços de personagens, descrição das texturas fundamentais, mapas e descrições das fases (também denominado de level design). O livro [CRA 04] descreve detalhadamente como é a elaboração deste tópico. Na obra de Salen [SAL 04] também são descritos aspectos de game design do pontos de vista da concepção e contextualizado no aspecto sociológico. Veja Figura 49
Game Play
Nesta parte do documento deve descrever-se como será a jogabilidade. Por jogabilidade entendem-se as regras do jogo e o balanceamento das regras (game balancing). Nesta descrição deve ficar claro que o jogo é divertido e irá proporcionar desafios interessantes. Esta parte do documento é muito importante para guiar os programadores principalmente na etapa de scripting.
Interface Gráfica
Pode-se dividir a interface em ingame e outgame. A primeira consiste na instrumentação disponível durante o jogo e é responsável pela entrada de dados do jogador para a aplicação. A interface outgame é a forma de apresentar a introdução do jogo, sua configuração, instruções, carregar um jogo salvo anteriormente, entre outras operações de suporte. Costuma-se dizer que a melhor interface é aquela que passa desapercebida para o jogador, permitindo que o mesmo possa focar-se no desenrolar da história e das ações. Veja Figura 50.
Terminada a etapa de conceituação, o desenvolvimento de um game divide-se em dois caminhos distintos: o de criação artística e o de programação, havendo entretanto uma grande interseção entre ambas. A criação artística pode ser compreendida na elaboração dos resources do jogo, ou seja, os elementos que serão usados para sua montagem: modelos 3D, texturas, terrenos, sons, músicas e arquivos de configuração.
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