Introdução ao Jogo 2D
É bem provável que você já tenha jogado um jogo 2D. Um bom exemplo de jogo 2D são os jogos clássicos do Mario Bros. Outro exemplo e concorrente é o Sonic. Esses dois são apenas alguns exemplos de jogos 2D, e apesar de ser considerados ‘antigos’, os jogos em 2D continuam a ser desenvolvidos e jogados, só que agora, em vez de estarem restritos aos fliperamas, podemos acessá-los em nosso smartphone, computador e até em TVs Smarts. A principal dificuldade que podemos encontrar como jogadores é qual será o jogo que iremos jogar.
Segundo Cople (2019, p. 112), o desenvolvimento de jogos 2D “tem se tornado cada vez mais aquecido com o advento de plataformas móveis, gerando uma grande oportunidade para desenvolvedores independentes, principalmente devido ao baixo custo necessário para implementação e distribuição desse tipo de produto”.
Mas o que é 2D? 2D significa que o jogo tem apenas duas dimensões, a largura e o comprimento. A Figura 1 demonstra duas imagens de um quadrado, a primeira em 2D e a segunda em 3D. Como podemos observar, o quadro 3D apresenta uma caracteriza a mais, a profundidade.
Para começar, o que caracteriza um jogo 2D? Um jogo em duas dimensões, ou seja, utiliza dois eixos (x e y) para representar o ambiente do jogo. Os jogos 2D são planos, o jogo pode ir para frente ou para trás, não sendo utilizadas suas laterais. Como você pode observar na Figura 2, são apresentados o jogo Super Mario World em duas versões, a primeira imagem é a versão do jogo em 2D, já a segunda em 3D. Soares (2018, s. p.) destaca que o 2D “é um estilo tradicional que mostra dois ângulos e também mostra os objetos e personagens em um estilo de desenho animado”. Os cenários, personagens e animações são figuras planas em jogos 2D, conseguimos observar somente o que é exibido, sem uma sensação de espaço ou perspectiva que se tem em jogos 3D.
Em jogos 2D, é comum o uso de imagens pixeladas para compor os cenários, personagens, recompensas, ou outros elementos que estão presentes no jogo. A Figura 3 [A] demonstra uma imagem pixelada. Contudo, nem todos os jogos 2D utilizam tais imagens pixeladas, em jogos 2D é comum utilizá-las para se criar jogos com aspectos retrô, mas vale ressaltar que é comum e cada vez mais presente nos jogos a utilização de imagem de excelente qualidade, como representado na Figura 3 [B]. Em jogos 3D, são utilizadas principalmente imagens de alta qualidade, porém, isso não significa que um jogo não possa ser criado usando a pixel art.
Nota: A Pixel Art é uma maneira de se criar uma obra de arte digitais (imagem) utilizando pixels, sendo o pixel o menor ponto de uma imagem digital, a qual está presente em vários recursos digitais, entre eles os jogos (MANNARA, 2016). Você pode utilizar uma das ferramentas on-line apresentadas a seguir para criar os elementos do seu jogo.
- GrafX2: http://grafx2.chez.com/;
- Pixilart: https://www.pixilart.com/;
- Piq – Pixel Art Maker: https://piq.codeus.net/;
- Piskel: https://www.piskelapp.com/
Comentários
Postar um comentário