Introdução ao Jogo 2D

É bem provável que você já tenha jogado um jogo 2D. Um bom exemplo de jogo 2D são os jogos clássicos do Mario Bros. Outro exemplo e concorrente é o Sonic. Esses dois são apenas alguns exemplos de jogos 2D, e apesar de ser considerados ‘antigos’, os jogos em 2D continuam a ser desenvolvidos e jogados, só que agora, em vez de estarem restritos aos fliperamas, podemos acessá-los em nosso smartphone, computador e até em TVs Smarts. A principal dificuldade que podemos encontrar como jogadores é qual será o jogo que iremos jogar.

Segundo Cople (2019, p. 112), o desenvolvimento de jogos 2D “tem se tornado cada vez mais aquecido com o advento de plataformas móveis, gerando uma grande oportunidade para desenvolvedores independentes, principalmente devido ao baixo custo necessário para implementação e distribuição desse tipo de produto”.

Mas o que é 2D? 2D significa que o jogo tem apenas duas dimensões, a largura e o comprimento. A Figura 1 demonstra duas imagens de um quadrado, a primeira em 2D e a segunda em 3D. Como podemos observar, o quadro 3D apresenta uma caracteriza a mais, a profundidade. 


Para começar, o que caracteriza um jogo 2D? Um jogo em duas dimensões, ou seja, utiliza dois eixos (x e y) para representar o ambiente do jogo. Os jogos 2D são planos, o jogo pode ir para frente ou para trás, não sendo utilizadas suas laterais. Como você pode observar na Figura 2, são apresentados o jogo Super Mario World em duas versões, a primeira imagem é a versão do jogo em 2D, já a segunda em 3D. Soares (2018, s. p.) destaca que o 2D “é um estilo tradicional que mostra dois ângulos e também mostra os objetos e personagens em um estilo de desenho animado”. Os cenários, personagens e animações são figuras planas em jogos 2D, conseguimos observar somente o que é exibido, sem uma sensação de espaço ou perspectiva que se tem em jogos 3D.


Em jogos 2D, é comum o uso de imagens pixeladas para compor os cenários, personagens, recompensas, ou outros elementos que estão presentes no jogo. A Figura 3 [A] demonstra uma imagem pixelada. Contudo, nem todos os jogos 2D utilizam tais imagens pixeladas, em jogos 2D é comum utilizá-las para se criar jogos com aspectos retrô, mas vale ressaltar que é comum e cada vez mais presente nos jogos a utilização de imagem de excelente qualidade, como representado na Figura 3 [B]. Em jogos 3D, são utilizadas principalmente imagens de alta qualidade, porém, isso não significa que um jogo não possa ser criado usando a pixel art. 


Nota: A Pixel Art é uma maneira de se criar uma obra de arte digitais (imagem) utilizando pixels, sendo o pixel o menor ponto de uma imagem digital, a qual está presente em vários recursos digitais, entre eles os jogos (MANNARA, 2016). Você pode utilizar uma das ferramentas on-line apresentadas a seguir para criar os elementos do seu jogo. 

  • GrafX2: http://grafx2.chez.com/; 
  • Pixilart: https://www.pixilart.com/; 
  • Piq – Pixel Art Maker: https://piq.codeus.net/; 
  • Piskel: https://www.piskelapp.com/ 
FONTE: MANNARA, B. O que é pixel art e como fazer. TechTudo. 2016. Disponível em: https://glo.bo/3B1BFiH. Acesso em: 26 jun. 2021

Os jogos do Mário ou Sonic não são os únicos tipos de jogos 2D. Abaixo você irá conhecer os tipos de jogos 2D, o exemplo de jogo e as características.

Tipo do jogo: 2D lateral
Exemplo de jogo: Super Mário
Características: É o tipo mais conhecido de jogos 2D, onde um personagem se move horizontalmente até o final da cena, para isso ele pode correr ou caminhar, no eixo Y é utilizando para realizar os pulos. Para simular a profundidade é utilizado um efeito chamado scroll, para movimentar as imagens do fundo do cenário

Tipo do jogo: Isométrico
Exemplo de jogo: Sim City
Características: Nesse tipo de jogo temos uma visão superior dos objetos em cena, de todo o cenário e os personagens, assim temos um plano mais elevado, sendo os objetos em cena sendo apresentados utilizando um ângulo de 30 graus com o eixo X.

Tipo do jogo: 2D Vertical
Exemplo de jogo: Space Ship
Características: Esse tipo de jogo 2D tem sua movimentação no eixo Y (vertical), é comumente encontrado em dispositivos móveis. Os efeitos de scroll, quando usado nesse tipo de jogo devem ser feitos com cuidado, para que não sejam apresentadas falhas entre as junções de imagens utilizadas.

Tipo do jogo: 2D Estático
Exemplo de jogo: Jogo da cobrinha
Características: Nesse tipo de jogo a tela não se move em nenhum eixo, apenas os ‘personagens’ que se movimento dentro dos limites definidos. Esse tipo de jogo é o mais simples de ser desenvolvido, porém não podemos adicionar muitos elementos na cena. 

FONTE: Adaptado de <https://bit.ly/3poMeu9>. Acesso em: 24 ago. 2021.

Como podemos observar no tipo do jogo, podemos explorar e criar jogos 2D utilizando um dos tipos apresentados, porém, existe a possibilidade de inovar e desenvolver novos tipos, uma vez que o desenvolvimento de jogos 2D ainda pode ser mais explorado ao utilizar novas tecnologias que venham a surgir. Quem sabe daqui algum tempo não existam outros tipos de jogos 2D? 

Dicas: O desenvolvimento de jogos é tema do documentário A Revolução dos Games (2021). Nele, são abordadas as batalhas que deram origem à indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Alguns dos tipos de jogos 2D tem sua história contada neste documentário a seguir. Acesse em: https://bit.ly/3G66Ygl.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Sprites nos jogos 2D