TÉCNICAS DE GAMEPLAY

O termo gameplay, na literatura, muitas vezes é remetido à jogabilidade, traduzindo para a língua portuguesa, podemos dizer que significa jogando o jogo. Para Schuytema (2008, p. 7), gameplay “(...) é o que acontece entre o início e o final de um game – desde o momento em que você aprende quais são seus objetivos até atingir a vitória ou o fracasso no final”.

Aguiar e Battaiola (2016) desenvolveram uma pesquisa buscando uma definição do que significa Gameplay. A Figura 9 demonstra um diagrama com a definição consensual para gameplay.


Conforme Aguiar e Battaiola (2016, p. 537):

(...) a partir de gameplay tem-se o fluxo do jogo que determina a interação com as mecânicas de jogo resultando em playability e jogabilidade, ambos destacados num mesmo nível relacional, pois são equivalentes. O conceito de interação encontra-se no centro da representação porque sua ocorrência é percebida na definição das três categorias, associação possível por meio das mecânicas de jogo. Assim, playability e jogabilidade relacionam-se à facilidade em jogar e à experiência do usuário, culminando na usabilidade aplicada ao ambiente dos jogos digitais.

O gameplay está presente em todos os elementos (nas regras do jogo, nas condições de vitória e derrota, nos modos de interatividade, nos tipos de desafios e metas dos games), desde o momento que o jogador inicia a partida (SENAC, 2019a). 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Uso de Modelos 3D

Game Design Document