Interação com os Jogos
A interação acontece quando o jogador inicia a jogo, ao se envolver com a regras as manipulações, os personagens, cenários, ou seja, quando o jogador se envolver com o universo do que está se jogando. Crawford (1982, p. 8-14) define a interação como:
(...) a coisa mais fascinante sobre a realidade não é que ela existe, ou mesmo que ela altera, mas como ela se altera, a intricada teia de causa e efeito pela qual todas as coisas se enlaçam. A única maneira de adequadamente representar essa teia é permitir a audiência explorar seus cantos e recantos, deixá-los gerar causas e observar efeitos. (...) Jogos proveem esse elemento interativo e é um fator crucial no seu apelo.
A interação não está presente somente entre jogo e jogador, mas também entre os personagens e todo universo apresentado no jogo, ou seja, a interação está em como as regras do jogo aparecem na história, a evolução dos personagens, no ganho de experiência do personagem, entre outras ações (COPLE, 2019). Credidio (2007, p. 12), nos faz recordar que:
Jogos também são softwares, programáveis e que possuem interface de interação com o jogador, mas possuem características distintas de softwares de produção, como um editor de texto por exemplo, a principal diferença é que jogos são feitos com a finalidade de desafiar o jogador e muitas vezes dificulta a vida deles, já que um dos objetivos principais do jogador-usuário é tentar vencer os desafios impostos pelas regras do jogo.
A Figura 10, conforme Barbosa e Silva (2010, p. 18), “ilustra uma situação típica de uso: um usuário engajado num processo de interação com a interface de um sistema interativo, buscando alcançar um objetivo em determinado contexto de uso”. Como podemos observar na Figura 10, no contexto do desenvolvimento de jogos, podemos definir o usuário como o jogador; o objetivo é a conclusão de uma ação, como passar de fase; o sistema é o jogo sendo executado e a interface do usuário é a plataforma utilizada para se jogar, ou seja, um dispositivo.

Comentários
Postar um comentário