ANIMAÇÃO EM 3D
O movimento dos personagens, cenários e demais elementos são criados através da animação. Segundo o Senac (2019a, s. p.), “A animação dos personagens pode ser simples trocas de sprites, ou uma animação 3D baseada em movimentos de bones (esqueletos de animação)”. O processo de criação de animações em 3D segue uma sequência de etapas, conforme apresentado pela Figura 11 (JASMIN, 2018 apud DERAKHSHANI; MUN, 2008).
Na modelagem são criados os modelos tridimensionais dos elementos (personagens, cenários e objetos) que irão compor as cenas de animação. A texturização é onde é escolhida a aparência de cada elemento que irá fazer parte. Na animação são definidas as câmeras e as luzes das cenas. Já na iluminação, são escolhidas as luzes, definido se será com sombras ou iluminação global. Por último, na renderização, é o processo de mesclar todas as definições escolhidas nas etapas anteriores. O tempo de processamento pode variar conforme a resolução da imagem ou da cena que foi criada (JASMIN, 2018).
Os elementos tridimensionais podem levar mais tempo para serem desenvolvidos. A Figura 12 demostra a criação de uma cena em 3D. Segundo Cople (2019, p. 25):
Os elementos 3D apresentam uma complexidade maior, pois trabalham com efeitos de iluminação e texturização em tempo real, diferentemente de um vídeo, onde a renderização ocorre toda antes da exposição da animação.
O processo de criação em 3D é iniciado com a construção de uma malha e definição de materiais, e você pode utilizar diversos softwares para essa modelagem, como 3DS Max, Blender ou Maya. Durante a execução do jogo, essa malha e materiais associados receberão a iluminação e serão texturizadas a cada quadro, o que acaba exigindo maior poder de processamento gráfico e matemático, sendo comumente utilizado, como medida de eficiência, a quantidade de quadros por segundo (FPS).
É comum a utilização de Model Sheet, tratando de um conjunto de visões (superior, frontal, lateral) de um personagem, concebido de forma artística, para viabilizar a modelagem computacional.


Comentários
Postar um comentário