Introdução aos Jogos 3D
Você se lembra do significado da expressão 2D? Se 2D significa duas dimensões (largura e comprimento), a expressão 3D significa que além da largura e comprimento temos a profundidade, ou seja, são tridimensionais. Jogos 2D e 3D diferem, segundo Mioto (2010, p. 10), na “(...) quantidade de dimensões em que se trabalha. Um jogo 2D possui apenas duas dimensões (X, representando a diretriz horizontal e Y representado a vertical), sendo que um projeto 3D também inclui a diretriz Z que representa a profundidade”.
Dicas: Criar um jogo em 2D ou 3D, eis a questão. No artigo ‘É melhor criar um jogo em 2D ou 3D?’, o autor Wenes Soares apresenta os prós e contras em desenvolver jogos 2D e 3D. Confira o artigo em: https://www.crieseusjogos.com.br/e-melhor-criar-um-jogo2d-ou-3d/.
Jogos 3D são os mais desenvolvidos atualmente. Cople (2019, p. 160) identificou que “o fascínio pelos jogos 3D é cada vez maior, isto devido ao grande aumento da qualidade gráfica nas diversas plataformas, inicialmente computadores e consoles, mas hoje atingindo também os dispositivos móveis”.
Na Figura 7, apresentamos alguns exemplos de jogos em 3D. Como podemos observar nesses exemplos, existe uma alta qualidade das imagens dos personagens, objetos e cenários, logo, o desenvolvimento de jogos 3D pode exigir mais atenção aos detalhes que irão compor o jogo planejado. Com isso, tal desenvolvimento é mais complexo do que a de um jogo 2D.
Em jogos 3D é comum a utilização de câmeras em primeira pessoa. Com isso, o jogador tem a ‘visão’ do personagem (avatar). Em muitos casos, temos a percepção de que estamos no cenário do jogo. Assim, é possível que o jogador tenha maior imersão na história que está sendo jogada, porém, também são utilizadas câmeras em terceira pessoa, onde temos uma visão por cima do ombro do personagem. Com isso, o jogador tem uma visão do personagem e como ele interage na história do jogo (PEREIRA, 2019).
Alguns ambientes de desenvolvimento utilizados no desenvolvimento de jogos 2D também podem ser utilizados para criar jogos 3D, como é o caso dos softwares Construct 3, Unreal Engine e Unity. Além desses os softwares listados no Quadro 5, também são alternativas para o desenvolvimento.
LISTA DE AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO JOGOS 3D
Software: Roblox
Studio
Endereço: https://www.
roblox.com/
create
Descrição: Com esse software é
possível criar jogos 3D
de maneira rápida e
simples, contém diversas
ferramentas e modelos
prontos. O desenvolvedor
deve criar os cenários e as
regras do jogo. Os jogos só
funcionam na plataforma
Roblox, em sistemas
Windows ou Mac.
Software: Kogama
Endereço: https://
kogama.com.
br/
Descrição: É uma plataforma online,
não sendo necessário
instalação. Permite criar,
compartilhar e jogar.
Possui ferramentas
básicas, para adicionar um
elemento é arrastar para
o cenário. Os jogos são
limitados à plataforma.
Software: 3D Game
Studio
Endereço: http://www.
3dgamestudio.com/
Descrição: Considerado um dos
melhores softwares para
criação de jogos 3D, o
desenvolvimento simples
com excelentes resultados.
Software: libGDX
Endereço: https://libgdx.
com/
Descrição: Software de código
livre, possibilita o
desenvolvimento com
várias linguagens de
programação. Considerado
uma boa opção para criar
jogos de baixa e média
complexidade.
Como você pôde observar no Quadro 5, temos vários softwares para criar jogos em 3D, e ainda os softwares Construct 3, Unreal Engine e Unity que conhecemos no Quadro 2, mas qual o melhor? A resposta é simples: teste e explore! Analise cada um e veja qual melhor para você utilizar em seus projetos.
Dicas: Para conhecer novos ambientes de desenvolvimento ou buscar por um tipo específico, podemos contar com o ‘Produção de Jogos’. Nele, você encontra uma lista atualizada de todos os ambientes de desenvolvimento, do mais básico ao avançado. Utilize os filtros para otimizar sua pesquisa. Acesse: https://producaodejogos.com/content-main/ programas-para-criar-jogos-a-lista-definitiva/.
Comentários
Postar um comentário