Violência em Videogames

Em 1993, os senadores norte‑americanos Joseph Lieberman, de Connecticut, e Herbert Kohl, de Wisconsin, realizaram audiências sobre a violência nos videogames e games para computador. Logo depois, o setor criou o Comitê de Classificação de Software de Entretenimento (ESRB) para fornecer aos pais e consumidores informações detalhadas sobre o conteúdo de games e permitir que eles tomassem as decisões de compra mais adequadas para suas famílias.
O ESRB classifica de maneira independente o conteúdo de videogames e games para computador, impõe as normas de publicidade aprovadas pelo setor e ajuda a garantir a adoção de práticas responsáveis de privacidade on‑line para o segmento de software de entretenimento interativo.
O sistema de classificação é voluntário, embora praticamente todos os games vendidos no varejo nos Estados Unidos e no Canadá sejam classificados pelo ESRB. Muitos varejistas, inclusive a maioria das grandes cadeias de lojas, adotam como política só estocar ou vender jogos que tenham uma classificação ESRB, e a maioria dos fabricantes de consoles só permite jogos que tenham sido classificados pelo ESRB para utilização em suas plataformas. Para obter mais informações sobre as classificações, visite: www.esrb.org .
Como o Saturn estava vendendo mais que o PlayStation da Sony no Japão, presumiu‑se que também se sairia bem nos Estados Unidos. Embora tivesse anunciado que o sistema seria lançado nos Estados Unidos no “Saturnday” (dia de Saturn), 2 de setembro, a Sega fez o lançamento com quatro meses de antecedência. De modo geral, as vendas foram baixas e poucos títulos foram lançados, principalmente porque os desenvolvedores foram apanhados desprevenidos pelo lançamento antecipado. Embora o sistema continuasse vendendo bem no Japão, as vendas permaneceram frustrantemente baixas nos Estados Unidos. Em 1996, havia rumores de que a empresa deixaria de desenvolver produtos de hardware para se concentrar em software de jogos.
Em 1997, a Sega anunciou sua fusão com a empresa japonesa de brinquedos Bandai, que, ironicamente,estava desenvolvendo software para o PlayStation. Embora o conselho de administração tenha aprovado a fusão, as discordâncias internas acabaram forçando a Bandai a reconsiderar sua decisão. Em 1998, a Sega lançou o Dreamcast, que usava o sistema operacional Windows CE da Microsoft, o que facilitava a conversão de games de e para o PC. Apesar do sucesso desse lançamento, o presidente da empresa, Hayao Nakayama, renunciou ao cargo e a Sega suspendeu a distribuição do Saturn nos Estados Unidos.
O ingresso do PlayStation da Sony no mercado de consoles em 1995 inaugurou um novo capítulo da disputa por esse segmento. Mesmo com o lançamento do N64 pela Nintendo, que liderava o setor, o PlayStation manteve sua posição como o console de última geração mais vendido em todo o mundo. Em 1997, a Sony e a Nintendo continuaram competindo com o PlayStation e o N64.
Comentários
Postar um comentário