Sprites nos jogos 2D

Os movimentos dos personagens contidos no jogo são gerados através de animação. Segundo Novak (2017, p. 172), “na maioria dos games 2D, a animação é restrita a pequenas áreas da tela que são controladas pelo jogador, (...) costumam ser chamadas de sprites e podem conter um personagem ou um objeto que se move sobre um fundo estático ou rolante”.

Os personagens ou objetos são representados por sprites, que são imagens sequenciais animadas quadro a quadro. Para Freitas (2014, p. 31), “sprites são imagens bidimensionais ou tridimensionais que se movem sem deixar traços na tela”. 

Já Cavaco (2007, p. 50) define sprites como:

Sprites podem conter, em alguns pontos do desenho, uma transparência, esse recurso é conhecido como “alpha-bleding” e possibilita uma melhor qualidade gráfica aos jogos 2D. Sprite pode ser usado através de aplicação de máscara. (...) O uso de sprites sobrepostos ao mapa de bits da tela de um fundo, usualmente denomina de tile. Ao sprite se associa altura, largura, posição, estado de visibilidade, prioridade sobre outros sprites, transformações de escala, translação e rotação, controle de colisão com outros sprites, manipulação de tabela de cores. (...) Exemplo de cenário: Uma cena composta por três layers (o pilar, o céu, e o chão). Os objetos geralmente são sprites. (...) Muitos sprites são personagens que aparecem no jogo, que interagem uns com os outros e com o cenário. Eles podem correr, pular, voar, nadar, lutar e atirar. Geralmente, o jogo fornece um sprite que representa o personagem principal controlado pelo jogador. Os outros sprites podem ser monstros e inimigos que perseguem o jogador, ou objetos que o jogador pode pegar, tal como moedas e armas.
 

A Figura 5 demonstra uma folha de sprites do Mario Bros, a folha de estilo também é conhecida em inglês como Sprite Sheet. Na Figura 5 podemos observar quadro a quadro os movimentos que o personagem pode realizar no jogo.


Dicas: Existem várias folhas de sprites prontas e gratuitas na internet. O site Open Game Art (https://opengameart.org/) reúne vários recursos gratuitos, incluindo folhas de sprites que você pode utilizar no desenvolvimento dos seus jogos.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Introdução ao Jogo 2D