Os movimentos dos personagens contidos no jogo são gerados através de
animação. Segundo Novak (2017, p. 172), “na maioria dos games 2D, a animação é
restrita a pequenas áreas da tela que são controladas pelo jogador, (...) costumam
ser chamadas de sprites e podem conter um personagem ou um objeto que se
move sobre um fundo estático ou rolante”.
Os personagens ou objetos são representados por sprites, que são imagens
sequenciais animadas quadro a quadro. Para Freitas (2014, p. 31), “sprites são
imagens bidimensionais ou tridimensionais que se movem sem deixar traços na
tela”.
Já Cavaco (2007, p. 50) define sprites como:
Sprites podem conter, em alguns pontos do desenho, uma transparência,
esse recurso é conhecido como “alpha-bleding” e possibilita uma
melhor qualidade gráfica aos jogos 2D. Sprite pode ser usado através
de aplicação de máscara. (...) O uso de sprites sobrepostos ao mapa
de bits da tela de um fundo, usualmente denomina de tile. Ao sprite
se associa altura, largura, posição, estado de visibilidade, prioridade
sobre outros sprites, transformações de escala, translação e rotação,
controle de colisão com outros sprites, manipulação de tabela de
cores. (...) Exemplo de cenário: Uma cena composta por três layers (o
pilar, o céu, e o chão). Os objetos geralmente são sprites. (...) Muitos
sprites são personagens que aparecem no jogo, que interagem uns
com os outros e com o cenário. Eles podem correr, pular, voar, nadar,
lutar e atirar. Geralmente, o jogo fornece um sprite que representa
o personagem principal controlado pelo jogador. Os outros sprites
podem ser monstros e inimigos que perseguem o jogador, ou objetos
que o jogador pode pegar, tal como moedas e armas. A Figura 5 demonstra uma folha de sprites do Mario Bros, a folha de estilo
também é conhecida em inglês como Sprite Sheet. Na Figura 5 podemos observar
quadro a quadro os movimentos que o personagem pode realizar no jogo.
Dicas: Existem várias folhas de sprites prontas e gratuitas na internet. O site Open
Game Art (https://opengameart.org/) reúne vários recursos gratuitos, incluindo folhas de
sprites que você pode utilizar no desenvolvimento dos seus jogos.
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