O Nascimento dos Games de Console
Embora o Magnavox Odyssey — o primeiro console de games doméstico — tenha sido lançado em 1972, foi somente no final dessa década que o setor de consoles domésticos começou a ganhar corpo. O Odyssey, que antecedeu a explosão do setor de games para fliperama, estava à frente do seu tempo. O setor de fliperama operava em esquema de empresa para empresa: as máquinas eram vendidas para as operadoras de casas de fliperama, não para os consumidores. O alto preço das máquinas de videogame individuais tornava proibitiva sua posse pelos clientes finais, exceto os mais ricos. Entretanto, logo se tornou evidente que a venda direta ao consumidor poderia expandir tremendamente o setor, o que fez com que os videogames comerciais migrassem para as residências na forma de consoles de videogame acessíveis. Esses sistemas usavam o aparelho de TV como monitor e competiam pelo mercado de maneira bastante semelhante ao que ocorre hoje com a Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo (GameCube).
Dos Fliperamas Para o Lar
A migração das casas de games eletrônicos para os lares foi o momento mais significativo da história do desenvolvimento dos games. Os consoles e PCs permitiram que os games se integrassem plenamente ao nosso consumo de produtos de mídia, facilitando o uso cotidiano. Acredito que isso incentivou o aumento da diversidade nos tipos de jogos desenvolvidos.
— Drew Davidson (Diretor do Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade Carnegie Mellon)
Atari VCS/2600
Embora o primeiro game doméstico programável que usava cartuchos (Channel F) tenha sido lançado em 1976 pela Fairchild Camera & Instrument, foi o acessível Atari VCS (Video Computer System)/2600 que ganhou o mercado um ano depois, inaugurando com sucesso o setor dos consoles de games para uso doméstico. A Atari manteve o preço do hardware baixo, garantindo a maior parte de sua receita com os games que desenvolvia para o console. Os títulos mais populares incluíram o Adventure (em que um cavaleiro formado por blocos procurava por chaves e por um cálice mágico, sempre ameaçado por dragões furiosos) e o Yar’s Revenge (em que uma linhagem de moscas mutantes que havia sido expulsa para o espaço buscava vingança atacando um exército acampado no lado direito da tela). A Atari adaptou o Space Invaders, game eletrônico extremamente bem‑ ‑sucedido, para o formato VCS em 1980, dando início à prática de vender versões domésticas dos jogos de fliperama. A Atari lançou, com menor sucesso, os modelos 5200 em 1982 e 7800 em 1984.
Mattel Intellivision
A Atari começou a enfrentar alguma concorrência dois anos após o lançamento do VCS, quando a Mattel lançou um sistema de console alegadamente superior (e mais caro) conhecido como Intellivision. Em vez de um joystick (como no VCS), o Intellivision era equipado com um controlador “inteligente” que consistia em um teclado numérico e um disco de movimento semelhante ao painel sensível à pressão existente em alguns dos laptops atuais. Esse sistema trazia imagens em plástico específicas de cada game para serem sobrepostas no controle e um processamento rudimentar de voz (com a compra de um componente avulso, o Intellivoice). Em 1984, a Mattel Electronics foi fechada depois de problemas financeiros e vendida para um vice‑ ‑presidente da Mattel, Terry Valesky, que a rebatizou como Intellivision Inc.
Os Portáteis da Mattel: Um Esporte de Cada Vez
Em 1977, mesmo ano em que a Atari lançou o VCS/2600, a Mattel inaugurou o segmento de games portáteis com o lançamento de uma série de games baseados em LEDs (diodos emissores de luz). Diferentemente dos portá‑ teis baseados em cartucho, esses sistemas só podiam conter um único game! Para jogar outro, era necessário comprar outro aparelho por‑ tátil. Felizmente, os games eram baratos. Alguns títulos populares foram Auto Race, Basketball, Bowling, Football e Sub Chase.
ColecoVision
A entrada da Coleco no mercado de consoles deu‑se com o ColecoVision, que usava como controladores joysticks em forma de cogumelo e oferecia gráficos excelentes. Combinando o que havia de melhor no VCS/2600 e no Intellivision, o ColecoVision logo se tornou o padrão para a reprodução da experiência do fliperama no lar. O Donkey Kong, o jogo altamente popular da Nintendo para fliperama, era incluído em cada ColecoVision. Os primeiros títulos eram, em sua maioria, adaptações de outros jogos memoráveis de fliperama, como Venture, Mr. Dot, Lady Bug e Space Fury.
De Sapatos a Brinquedos: A História Diversificada da Coleco
A firma Connecticut Leather Company (cujo nome mais tarde foi abreviado para Coleco) foi fundada em 1932 pelo imigrante russo Maurice Greenberg para distribuir produtos de couro para sapateiros. Logo depois a empresa começou a fabricar kits de artesa‑ nato em couro para crianças, baseados nos personagens populares Howdy Doody e Davy Crockett. Depois de competir nas primeiras investidas do segmento de jogos domésticos com um sistema superior (ColecoVision) e lançar com sucesso a coleção de brinquedos Cabbage Patch Kids, a Coleco faliu em 1988.
Nas décadas de 1970 e 1980, a Coleco lançou alguns jogos portáteis memoráveis, inclusive máquinas de fliperama em miniatura com títulos populares como Zaxxon, Frogger e Galaxian. Essas minimáquinas de fliperama eram engenhosamente projetadas para proporcionar a mesma aparência e sensação dos jogos reais em máquinas autônomas, com detalhes que incluíam até o controle por joystick e a decoração do gabinete.
Exatamente quando parecia que o crescimento do setor de videogames era inevitável, ele parou. Todo o ramo — incluindo os segmentos de fliperamas e consoles domésticos — passou por uma crise no início da década de 1980. As casas de fliperama nunca se recuperaram do baque, mas o segmento de consoles domésticos experimentou uma recuperação surpreendente em meados da década de 1980.
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