Game Engines ou Motor de Jogo
Para o desenvolvimento de jogos, o game engine ou motor de jogo pode ser um ambiente de desenvolvimento, como conhecemos anteriormente, ou uma biblioteca de funcionalidade já implementadas, assim, podemos criar o jogo com uma base pronta e implementar o que for necessário. Assim, não é necessário começar o jogo do zero (FREITAS, 2014).
Nemitz Neto (2015, p. 40) define que o Game Engines,
(...) são compostas por um conjunto de ferramentas de produção de conteúdo e um componente de execução. Conteúdo são scripts de inteligência artificial, imagens e sons que fazem parte de um jogo. O componente de execução é um sistema de software dirigido por dados que transforma o conteúdo providenciado pela equipe de desenvolvimento em um jogo digital.
Utilizando um ambiente de desenvolvimento ou uma biblioteca de funcionalidades, o game engines possue algumas características, conforme podemos observar abaixo.
CARACTERÍSTICAS DO GAME ENGINES
Graphic Engine: Motor Gráfico, para renderizar gráficos 2D e 3D.
Physics Engine: Motor de Física, para simular a física em si ou simplesmente para fazer detecção de colisão.
Media Framework: Gerenciador de animações e demais mídias.
Sound Engine: Motor de Sons, para gerenciamento dos sons.
AI Engine: Motor de Inteligência Artificial.
Input System: Controlador de dispositivos de entrada
Resource Manager: Gerenciador de memória e arquivos.
IDE: Ambiente visual de criação.
FONTE: Adaptado de Cople (2019)
Na literatura, as características apresentadas também são conhecidas como funcionalidade de um jogo. Gregory (2017 apud COLOMBO, 2009, p. 27) “ressalta que existe uma linha tênue entre as funções da game engine e das funções de um jogo específico. Isso ocorre devido às funcionalidades que são particulares de um tipo característico de jogo, e como consequência, existe uma game engine adequada para cada situação ou gênero”.
Comentários
Postar um comentário