A Revolução do Computador Pessoal
Em meados da década de 1970, outro segmento da indústria de games começou a entrar em uma nova era. A revolução do computador pessoal trouxe para o lar uma tecnologia que, até então, era um território exclusivo de programadores e aficionados. Games que eram desenvolvidos anteriormente como passatempo por estudantes universitários agora eram adaptados para computadores pessoais, e, com isso, o grande público podia participar da diversão. Já havia games de fliperama sendo transportados para sistemas de videogame domésticos e roubando parte do mercado das casas de games eletrônicos.
A expansão do uso de computadores domésticos também contribuiu para o consequente declínio do negócio de casas de fliperama, além de constituir uma ameaça para o segmento de consoles de videogame. Vários computadores pessoais — como o Apple II e o Commodore 64 — foram criados com recursos específicos para games. (De fato, Steve Wozniak, que projetou o Apple II, era um jogador compulsivo.) Enquanto lê esta seção, pense no primeiro computador pessoal que você ou sua família possuíram e que games você gostava de jogar nele.
Mainframes e Aventuras de Texto
O jogo Colossal Cave, também conhecido como Adventure (não confundir com o game com o mesmo nome para Atari VCS) foi desenvolvido pelo programador de linguagem assembly William Crowther e influenciou toda uma geração de desenvolvedores de games de aventura em universidades e fabricantes de equipamentos militares. Donald Woods expandiu o game, o que resultou no popular Zork da Infocom em 1979. Os comandos com duas palavras, originalmente desenvolvidos por Crowther de modo que suas filhas pequenas pudessem compreendê‑los, foram imortalizados na linguagem ZIL (Zork Interpretive Language)!
Outros games para computadores de grande porte (mainframes) incluíam:
- MacHack‑6 (1966), de Richard Greenblatt — o primeiro programa de xadrez computadorizado que participou de um torneio (e derrotou um jogador humano). O programa era uma expansão do projeto BS, de Alan Kotok, no IBM 7090.
- Life (1970), de John Horton Conway — um programa de vida artificial com autômatos celulares que permita ao “jogador” definir regras e observar o que acontecia com os “organismos” baseados no computador enquanto evoluíam. Mais tarde, a Software Toolworks lançou o Life para computadores pessoais.
- Trek (1971), de Don Daglow — um jogo de ficção científica altamente popular, inspirado no filme Jornada nas Estrelas, que começou no mainframe do Pomona College. Mais tarde, a Cygnus Software lançou o Star Fleet I (uma versão otimizada do Trek) para computadores pessoais.
- Hunt the Wumpus, de Gregory Yob — um game de labirinto em forma de um dodecaedro (um polígono de 12 faces). Os jogadores exploravam esse “mapa” e tentavam matar o Wumpus (uma besta malcheirosa que se escondia em cavernas cercadas de fossos e supermorcegos). A besta permanecia dormente até que aventureiros imprudentes a acordassem disparando uma flecha e errando o alvo. Caso se encontrasse na mesma sala do aventureiro, a besta o devorava. Durante o game, o aventureiro recebia dicas sobre sua proximidade do Wumpus (com base na intensidade do odor da criatura).
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