A Evolução da Tela dos Games Eletrônicos


Os games eletrônicos evoluíram da tela estática com movimento horizontal do Space Invaders para o movimento vertical limitado do Centipede e, finalmente, para a tela de rolagem do Xevious.

Eletrônicos

Lançado pela Atari em 1981, Centipede foi o primeiro game eletrônico proje‑ tado com a participação de uma mulher. Dona Bailey e Ed Logg juntaram‑se para criar um game cujo objetivo era acertar centopeias em rápido movi‑ mento que apareciam no topo da tela e tentavam chegar à parte de baixo. Os segmentos da centopeia que eram atingidos transformavam‑se em cogume‑ los. O game foi projetado com um esquema característico de cores pastel. 

Donkey Kong

Em 1977, Shigeru Miyamoto foi o primeiro ilustrador contratado para compor o quadro de colaboradores da Nintendo. A princípio, a empresa colocou‑o no projeto do Radarscope — um game de submarino que exigia apenas que se pressionasse constantemente os botões, sem qualquer enredo ou personagem real. Embora esse fosse um estilo de game típico da época, Miyamoto queria criar algo diferente. O resultado foi o Donkey Kong, game que era uma mistura de King Kong com A Bela e a Fera. Em Donkey Kong, um gorila rapta a namorada de seu tratador e foge. O jogador assume o papel do tratador (Mario), que se transforma no herói da história com suas tentativas de resgatar a namorada (Pauline) das garras da fera.

A Nintendo entrou de maneira espetacular no mercado norte‑americano com o Donkey Kong. Como aconteceu com o Pac‑Man, a popularidade desse game resultou em uma série de continuações bem‑sucedidas, embora confusas. Mario (que originalmente chamava‑se Jumpman) primeiro apareceu como um carpinteiro heroico cujo objetivo era resgatar a namorada. Na sequência, Donkey Kong Junior, os papéis de Mario e do gorila inverteram‑se e ele se tornou o inimigo — um carpinteiro mal‑intencionado que havia enjaulado o gorila do game original, agora aparentemente inocente. O jogador assumia o papel do filhote de gorila que tenta resgatar o pai (o gorila de Donkey Kong) das garras malignas de Mario. No terceiro jogo, Mario Bros. (lançado em 1983), a confusão aumentou. Em vez de carpinteiro, Mario era um encanador. Ele e o irmão Luigi eram conhecidos como “Mario Bros.” ou “os irmãos Mario”. (Será que o nome completo de Mario era “Mario Mario”?) A ação desenrola‑se em uma rede de esgotos onde dois jogadores assumem os papéis de Mario e Luigi que combatem um contra o outro e contra uma infinita quantidade de criaturas (como tartarugas, caranguejos e moscas) que emergem dos canos adjacentes.

Depois de Donkey Kong, Shigeru Miyamoto voltou‑se para o desenvolvimento de uma série de títulos com o personagem Mario. De fato, sempre que um novo sistema de games é introduzido pela Nintendo (começando pelo NES original, que será discutido mais adiante neste capítulo), Miyamoto projeta um game com Mario como o carro‑chefe. Os créditos de Miyamoto também incluem Zelda, Star Fox, Pikmin e Metroid Prime.

Por que “Donkey Kong”?

Talvez você esteja se perguntando por que um game envolvendo um gorila e um carpin‑ teiro veio a se chamar Donkey Kong. Como o gorila no game original era “teimoso”, Shigeru Miyamoto — criador de Donkey Kong — que‑ ria chamar o game de Stubborn Gorilla (Gorila Teimoso). Buscando uma tradução mais evo‑ cativa para o inglês, Miyamoto descobriu que “donkey” (asno) podia representar a teimosia e “kong” podia representar um gorila (como no filme King Kong)! 

O setor de fliperama nos Estados Unidos atingiu seu pico em 1981, com receitas em torno de 5 bilhões de dólares e mais de 75 mil horas gastas pelos norte‑americanos jogando videogames. Porém, no ano seguinte, o segmento sofreu uma queda, da qual nunca se recuperou totalmente.

Nintendo: História Antiga

A Nintendo, atualmente uma das “três grandes” na disputa pelo mercado de consoles — e também um competidor importante no mercado de portáteis —, foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamaguchi para fabricar e distribuir cartas de baralho japonesas conhecidas como Hanafuda. Foi só em 1980 que Minoru Arakawa abriu a Nintendo of America. A Nintendo deu início à segunda “época de ouro” do setor de videogames quando lançou o console doméstico NES (Nintendo Entertainment System).

Coletando Moedas para a Pole Position

Em 1982, a Namco lançou o jogo Pole Position, que inaugurou o uso da “câmera externa” acompanhando o carro e tornou‑se o primeiro game de corrida a ter enorme sucesso. Uma dessas máquinas de videogame estava na sala de descanso de um famoso estúdio de gravação em Los Angeles, hoje extinto. Durante as pausas nas gravações, artistas e bandas famosas jogavam esse game incessantemente, sempre colocando uma moeda na fenda para jogar. O que eles não sabiam é que isso era desnecessário, porque o proprietário havia desativado o controle de coleta de moedas. (Seus funcionários sabiam disso e simplesmente jogavam de graça.) De tempos em tempos, a equipe usava as moedas para pagar um grande jantar para todos da empresa, graças ao vício dos clientes no videogame!


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Introdução ao Jogo 2D

Sprites nos jogos 2D