Computer Space

Em 1961, um aluno do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Steve Russell, desenvolveu o Spacewar!, primeiro game interativo para computador, mainframe da universidade. Nolan Bushnell, que mais tarde fundaria a Atari, viu o game e decidiu lançá‑lo em um mercado mais amplo por meio da sua adaptação a uma máquina autônoma de fliperama. Chamando sua versão de Computer Space, Bushnell vendeu a ideia para a Nutting Associates em 1971. 

O game, que consistia simplesmente em disparar contra uma nave espacial, provavelmente não era tão atraente quanto uma máquina de pinball, e as baixas vendas foram um reflexo disso. Não obstante, Bushnell inaugurou o setor dos games em vídeo nas casas de fliperama ao colocar à disposição do grande público uma forma elitista de entretenimento, até então restrita à torre de marfim do sistema universitário. 

Em 1978, quando a tecnologia de vídeo para games eletrônicos já era mais sofisticada, a Cinematronics lançou o Space Wars — outra adaptação do jogo de Russell, originalmente executado em mainframes, para uma máquina eletrônica.


O Computer Space, primeiro game em vídeo de fliperama com uso de moedas, era uma adaptação do Spacewar! de Steve Russell.

Quando penso nos games eletrônicos que mais me fascinaram, lembro‑ ‑me de The Discs of Tron. Essa talvez tenha sido a primeira tentativa real de envolver o jogador na atmosfera do jogo. Era como uma cabine de fotografia, com a tela à sua frente e alto‑falantes à sua volta. Devo ter jogado esse game por horas a fio; tenho certeza de que alguém, em algum lugar, está algumas centenas de dólares mais rico por minha causa.

— Christopher E. Williams (estudante de Arte e Design de Games)

 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Introdução ao Jogo 2D

Sprites nos jogos 2D