Antes do Fliperama

Os primeiros games eletrônicos não foram jogados em casa ou mesmo nas casas de fliperama. Em vez disso, os primeiros passos do setor foram dados em departamentos de pesquisa de universidades, laboratórios, instalações militares e por fornecedores de produtos de defesa. Nas bases militares, games eletromecânicos eram fornecidos aos recrutas para distraí‑los dos rigores do treinamento básico. Enquanto isso, alguns estudantes, programadores, professores e pesquisadores de instituições acadêmicas e governamentais, insones e com excesso de trabalho, transformavam seus computadores mainframe em máquinas de jogos como uma maneira de relaxar de suas tarefas tradicionais de pesquisa, como a execução de cálculos matemáticos complexos para pesquisas. Trabalhando de madrugada, esses pioneiros deram início ao que se tornaria uma das formas de entretenimento mais irresistíveis da História.


Dois segmentos distintos do setor de games eletrônicos desenvolveram‑se em paralelo a partir da década de 1950. Um desses segmentos começou em 1951, quando Marty Bromley, que cuidava das salas de games em bases militares no Havaí, comprou máquinas eletromecânicas e lançou o SEGA (uma abreviação de SErvice GAmes, Jogos de Serviço). Esse segmento da indústria transformou‑se no setor de máquinas de game operadas por moedas, que apresentou notável crescimento na década de 1970. Versões eletrônicas dos games de fliperama mais populares deram início ao que se transformaria na atual indústria de consoles de videogame.

O outro segmento do setor de games eletrônicos começou com os games para computadores de grande porte desenvolvidos por professores e alunos em universidades, seja para aprimorar suas habilidades de programação seja como forma de entretenimento durante as pausas nas longas horas que gastavam trabalhando em suas dissertações. Embora o Spacewar!, game originalmente executado em computadores de grande porte, tenha sido o primeiro a ser disponibilizado em máquinas de fliperama equipadas com vídeo nos Estados Unidos, a adaptação dos games de mainframe só tomou impulso com a revolução do computador pessoal. Foi então que a indústria dos games para computador nasceu.

Em qual das cenas acima as crianças não estão jogando videogame? O termo videogame surgiu com o fliperama e passou para os consoles de games domésticos. Em PCs, os games são conhecidos como games para computador e não videogames. O termo game eletrônico pode ser usado em ambos os casos.

Muitas empresas e desenvolvedores contribuíram significativamente para a criação de sistemas de games e do seu conteúdo. Talvez você reconheça várias empresas que se formaram nessa época e até tenha jogado alguns dos games desenvolvidos por elas. Que empresas fizeram uma diferença na evolução desse setor? Quem foram os primeiros projetistas, artistas, programadores e produtores responsáveis pelo aprimoramento de games atraentes que continuam a inspirar os desenvolvedores hoje em dia?

Algumas empresas estavam prontas para entrar em atividade tão logo o setor de games eletrônicos surgiu. Parte delas continuam a manter presença significativa no mercado. Você provavelmente se surpreenderá ao saber como elas começaram e como continuaram a se desenvolver. A princípio, algumas não tinham qualquer conexão com games, ou com entretenimento. Outras tentaram, sem sucesso, dominar todos os segmentos do setor de games. Muitas surgiram e desapareceram, e algumas poucas ainda continuam funcionando a pleno vapor. Algumas saíram de cena por algum tempo e voltaram com força redobrada durante a segunda “época de ouro” do setor. Ao examinar o fenômeno dos videogames, enfocaremos algumas dessas empresas e os games mais populares que desenvolveram.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Introdução ao Jogo 2D

Sprites nos jogos 2D