O seu design de jogo terá que passar por 8 testes – ou
filtros.
Somente quando passa por todos eles é que o seu
game design é "bom o suficiente“
Sempre que falhar em um desses testes, você terá
que alterar o design e executá-lo em todos os testes
de novo, porque uma alteração que passa por um
filtro pode fazer o jogo parar de funcionar em outro.
Filtro 1 – Impulso Artístico
Este é o mais pessoal dos filtros.
Você, como designer, deve perguntar a si mesmo se o
jogo "parece certo" para você e, se isso acontecer, ele
passa no teste.
Caso contrário, algo precisa mudar. Seus sentimentos
são importantes.
Eles nem sempre estão certos, mas os outros filtros
equilibrarão isso.
Pergunta-chave: “Este jogo parece certo?
Filtro 2: Dados demográficos
É provável que seu jogo tenha um público-alvo.
Isso pode ser uma faixa etária, um gênero ou outro
público distinto.
Você deve considerar se o seu design é adequado para
o público que você está focando.
Pergunta-chave: “O público-alvo gostará deste jogo
o suficiente? "
Filtro 3: Design da experiência
Leve em consideração tudo o que você sabe sobre
como criar uma boa experiência:
- Estética
- curvas de interesse
- tema interessante
- balanceamento de jogo
- e muito mais.
Pergunta-chave: “Este jogo é bem projetado?"
Filtro 4: Inovação
Se você está criando um novo jogo, por definição
precisa haver algo novo sobre ele, algo que os
jogadores nunca viram antes.
Se o seu jogo é novo o suficiente é uma questão
subjetiva, mas muito importante.
Pergunta-chave: “O que tem de novo neste jogo?"
Filtro 5: Negócios e Marketing
A indústria de jogos é um negócio e isso envolve muitas
perguntas.
- O tema e a história serão atraentes para os consumidores?
- O jogo é fácil de entender do que se trata apenas olhando a caixa?
- Quais são as expectativas que ambos os gêneros terão sobre esse jogo?
- Como este jogo se compara a outros jogos similares no mercado?
- O custo de produção deste jogo será tão alto que trará prejuízo?
- Os varejistas estarão dispostos a vender este jogo?
Ironicamente, a ideia inovadora que conduziu o design inicial pode
revelar-se completamente insustentável quando vista através deste
filtro.
Pergunta-chave: "Este jogo irá vender bem?"
Filtro 6: Engenharia
Até que você bote a mão na massa, uma ideia de jogo é apenas uma
ideia
“Como vamos construir este jogo?” A resposta pode ser que os
limites da tecnologia não permitem a construção da ideia
originalmente prevista.
Os designers iniciantes geralmente ficam frustrados com os limites
que a engenharia impõe a seus projetos.
No entanto, o filtro de engenharia pode expandir um jogo em novas
direções, porque você pode perceber que a tecnologia usada torna
possível características ao seu jogo que não lhe ocorreram no
começo.
Pergunta-chave: “É tecnicamente possível construir este jogo?”
Filtro 7: Social / Comunidade
Às vezes, não basta um jogo ser divertido.
Alguns dos objetivos do projeto podem exigir um forte componente
social ou a formação de uma comunidade próspera em torno do seu
jogo.
O design do seu jogo terá um forte impacto sobre essas coisas.
Pergunta-chave: “Este jogo atende aos nossos objetivos sociais e
da comunidade?”
Filtro 8: Testar o jogo
Depois que o jogo for desenvolvido ao ponto de ser jogável, você
deverá aplicar o filtro de teste do jogo, que é sem dúvida o mais
importante de todos os filtros.
Uma coisa é imaginar como será o jogo, e outra é realmente jogálo, e outra é vê-lo sendo jogado pelo seu público-alvo.
Você quer colocar seu jogo em um estágio jogável o mais rápido
possível, porque quando você realmente vê seu jogo em ação,
mudanças importantes que devem ser feitas se tornarão óbvias.
A aplicação desse filtro geralmente muda e ajusta os outros filtros à
medida que você começa a aprender mais sobre a mecânica do jogo
e a psicologia do seu público-alvo.
Pergunta-chave: “Os testadores gostaram do jogo?
Conclusões ao aplicar os filtros
Às vezes, no decorrer do game design, você pode encontrar uma
necessidade de alterar um dos filtros
Talvez originalmente tenha como alvo um grupo demográfico
(digamos, homens entre 18 e 35 anos), mas tropeçou em algo que
melhor se encaixa em outro grupo (digamos, mulheres acima de 50
anos).
O importante é que, de alguma forma, mudando os filtros ou
alterando seu design, você encontra uma maneira de passar por
todos os oito.
Ao escolher uma ideia inicial, faz sentido avaliar qual das suas
ideias terá a melhor chance de ser moldada e modelada a ponto de
sobreviver a todas estas provações.
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