Oito filtros dos jogos

O seu design de jogo terá que passar por 8 testes – ou filtros.

Somente quando passa por todos eles é que o seu game design é "bom o suficiente“

Sempre que falhar em um desses testes, você terá que alterar o design e executá-lo em todos os testes de novo, porque uma alteração que passa por um filtro pode fazer o jogo parar de funcionar em outro.

Filtro 1 – Impulso Artístico

Este é o mais pessoal dos filtros.

Você, como designer, deve perguntar a si mesmo se o jogo "parece certo" para você e, se isso acontecer, ele passa no teste.

Caso contrário, algo precisa mudar. Seus sentimentos são importantes.

Eles nem sempre estão certos, mas os outros filtros equilibrarão isso.

Pergunta-chave: “Este jogo parece certo?

Filtro 2: Dados demográficos

É provável que seu jogo tenha um público-alvo.

Isso pode ser uma faixa etária, um gênero ou outro público distinto.

Você deve considerar se o seu design é adequado para o público que você está focando.

Pergunta-chave: “O público-alvo gostará deste jogo o suficiente? "

Filtro 3: Design da experiência

Leve em consideração tudo o que você sabe sobre como criar uma boa experiência:

  • Estética 
  • curvas de interesse 
  • tema interessante 
  • balanceamento de jogo
  • e muito mais. 
Pergunta-chave: “Este jogo é bem projetado?"

Filtro 4: Inovação

Se você está criando um novo jogo, por definição precisa haver algo novo sobre ele, algo que os jogadores nunca viram antes.

Se o seu jogo é novo o suficiente é uma questão subjetiva, mas muito importante.

Pergunta-chave: “O que tem de novo neste jogo?"

Filtro 5: Negócios e Marketing

A indústria de jogos é um negócio e isso envolve muitas perguntas.  
  • O tema e a história serão atraentes para os consumidores? 
  • O jogo é fácil de entender do que se trata apenas olhando a caixa? 
  • Quais são as expectativas que ambos os gêneros terão sobre esse jogo? 
  • Como este jogo se compara a outros jogos similares no mercado? 
  • O custo de produção deste jogo será tão alto que trará prejuízo? 
  • Os varejistas estarão dispostos a vender este jogo?

Ironicamente, a ideia inovadora que conduziu o design inicial pode revelar-se completamente insustentável quando vista através deste filtro. 

Pergunta-chave: "Este jogo irá vender bem?"

Filtro 6: Engenharia

Até que você bote a mão na massa, uma ideia de jogo é apenas uma ideia 

“Como vamos construir este jogo?” A resposta pode ser que os limites da tecnologia não permitem a construção da ideia originalmente prevista. 

Os designers iniciantes geralmente ficam frustrados com os limites que a engenharia impõe a seus projetos. 

No entanto, o filtro de engenharia pode expandir um jogo em novas direções, porque você pode perceber que a tecnologia usada torna possível características ao seu jogo que não lhe ocorreram no começo. 

Pergunta-chave: “É tecnicamente possível construir este jogo?”


Filtro 7: Social / Comunidade

Às vezes, não basta um jogo ser divertido.

Alguns dos objetivos do projeto podem exigir um forte componente social ou a formação de uma comunidade próspera em torno do seu jogo. 

O design do seu jogo terá um forte impacto sobre essas coisas.

Pergunta-chave: “Este jogo atende aos nossos objetivos sociais e da comunidade?”


Filtro 8: Testar o jogo

Depois que o jogo for desenvolvido ao ponto de ser jogável, você deverá aplicar o filtro de teste do jogo, que é sem dúvida o mais importante de todos os filtros. 

Uma coisa é imaginar como será o jogo, e outra é realmente jogálo, e outra é vê-lo sendo jogado pelo seu público-alvo.

Você quer colocar seu jogo em um estágio jogável o mais rápido possível, porque quando você realmente vê seu jogo em ação, mudanças importantes que devem ser feitas se tornarão óbvias.

A aplicação desse filtro geralmente muda e ajusta os outros filtros à medida que você começa a aprender mais sobre a mecânica do jogo e a psicologia do seu público-alvo.

Pergunta-chave: “Os testadores gostaram do jogo?

Conclusões ao aplicar os filtros

Às vezes, no decorrer do game design, você pode encontrar uma necessidade de alterar um dos filtros

Talvez originalmente tenha como alvo um grupo demográfico (digamos, homens entre 18 e 35 anos), mas tropeçou em algo que melhor se encaixa em outro grupo (digamos, mulheres acima de 50 anos). 

O importante é que, de alguma forma, mudando os filtros ou alterando seu design, você encontra uma maneira de passar por todos os oito. 

Ao escolher uma ideia inicial, faz sentido avaliar qual das suas ideias terá a melhor chance de ser moldada e modelada a ponto de sobreviver a todas estas provações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolver um Jogo Plataforma

Introdução ao Jogo 2D

Sprites nos jogos 2D